
O Ubuntu 10.10 vai ganhar um recurso multitouch. O anúncio foi feito esta semana pela Canonical, responsável pelo sistema operacional.
Chamado de uTouch 1.0, o recurso será um reconhecedor de gestos múltiplos na tela, trabalhando também com uma API para gestos. O grande desafio do multitouch em uma plataforma open source é o fato de que muitas organizações independentes e programadores estão envolvidos. Para isso, ferramentas de apoio ao reconhecimento foram criadas, facilitando a vida dos desenvolvedores, que poderão criar aplicativos baseados em movimentação por gestos.
O início do desenvolvimento do multitouch foi no Ubuntu 10.04, quando um hardware começou a ser criado para dar suporte ao touch em laptops e tablets da Dell, HP e também da Lenovo. Em seguida, passou-se a fazer uso deste recurso para criar suporte para movimentação por gestos.
Codinomes
Os codinomes das versões do Ubuntu tem sido nomeadas com um adjetivo e um nome de animal. Tirando as duas primeiras distribuições, a Warty Warthog (4.10) e a Hoary Hedgehog (5.04), todas as demais tem seguido rigorosamente a ordem alfabética, Recomeçando pela seqüência: Breezy Badger (5.10), Dapper Drake (6.06), Edgy Eft (6.10), Feisty Fawn (7.04), Gutsy Gibbon (7.10), Hardy Heron (8.04), Intrepid Ibex (8.10), Jaunty Jackalope (9.04), Karmic Koala (9.10), e a atual versão LTS (Long Term Support), Lucid Lynx, 10.04. A versão que será lançada em abril de 2011, a 11.04 será a Natty Narwhal.
Clique aqui para visitar a página do Linux Ubuntu no Brasil.
fontes: Olhar Digital, Under-linux.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário