Nosso crescimento em 2011 foi acima de 30%". Assim, Daniel Yun, CEO da Samsung América Latina, abriu seu discurso no Samsung Fórum 2012, realizado hoje, em Lima, Peru. O evento é realizado anualmente para que a empresa mostre seus planos em diversos setores. O grande destaque deste ano são as Smart TVs, especialmente os modelos com reconhecimento facial e comando por gesto e voz. Durante o evento, além destes produtos, a Samsung anunciou as novidades em tablets, notebooks, monitores, impressoras, câmeras, filmadoras e linha branca.
Quem esperava por algo relacionado ao Samsung Galaxy III - nem que fosse o anúncio da data de lançamento - ficou a ver navios. Ninguém citou uma vírgula a respeito do esperado aparelho. Aliás, os smartphones não foram tão explorados nesta edição do evento. No mundo móvel, o Galaxy Note e a segunda versão do GalaxyTab foram as vedetes.
Segundo Yun, o foco da Samsung para 2012 é aumentar ainda mais a interatividade com o usuário. Nas próximas páginas, você conhece as câmeras digitais com compartilhamento facilitado nas redes sociais, novos conceitos de Smart TVs e novas versões dos seus já conhecidos produtos, sempre conectados à web.
A nova linha de TVs da Samsung, que chega em junho com preços que variam de R$ 6.399 (tamanho 46'', modelo ES 7000) a R$ 9.999 (tamanho 55'', modelo ES-8000) traz como diferencial os reconhecimentos facial, gestual e de voz - este último, capaz de reconhecer a língua portuguesa. Entretanto, apenas o primeiro funciona completamente: não houve erro no reconhecimento do rosto do promotor do estande, mas os gestos - que simulam o ponteiro de um mouse para seleção na tela - apresentam um delay ao rastrear movimentos. Também testamos o reconhecimento de voz com um paulista e um carioca, mas o residente do Rio de Janeiro teve dificuldade em fazer com que o aparelho reconhecesse seu sotaque.
Os novos televisores da Samsung contarão com duas novidades que devem se mostrar bastante satisfatórias: a primeira é a incursão de um processador dual core nos aparelhos mais avançados, o que deve aliviar os erros comentados no parágrafo anterior. A outra é a possível eliminação da necessidade de se trocar de televisão a curto prazo: desenvolvendo um sistema proprietário, a Samsung criou um cartão magnético que será disponibilizado no varejo no início de 2013 (preço não definido, mas executivos especulam algo entre R$ 200 e R$ 300). Com ele, será possível atualizar firmwares com novidades lançadas pela Samsung. Desta forma, mesmo os televisores menos desenvolvidos podem ter recursos comparáveis aos de uma TV hi-end. A ideia é disponibilizar uma atualização completa por ano.
Dois canais, um destinado à família e outro para auxilio em fitness, complementam um pacote de conteúdo próprio. Isso, aliás, é algo que a Samsung vem incentivando. De acordo com Rafael Cintra, gerente de audio e video da empresa, o SDK (kit de desenvolvimento da Samsung) está sendo bem aceito: "Quanto mais desenvolvedores, melhor. É mais conteúdo relevante para termos em nossa plataforma. Ano passado, em um concurso nessa área, o ganhador levou um carro. Não só incentivamos o desenvolvedor a criar, mas promovemos a criação dele com destaques em nosso setor virtual".
Créditos: Olhar Digital
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