quarta-feira, 21 de março de 2012

Como usar o uTorrent


µTorrent com certeza não só é um dos melhores e mais famosos programas de Torrent, mas também o mais eficiente. O µTorrent conquistou muitas pessoas devido à sua leveza e interface extremamente simples. E é neste guia que você vai conhecer as melhores funcionalidades do aplicativo. 

Antes de começar, lembre-se: é necessário baixar o arquivo torrent em sites ou programas de busca. Existem várias opções, comoTorrentz, GetTorrent, Bit Che e YouTorrent. O próprio µTorrent tem também um mecanismo de busca.

Instalação

Logo no começo da instalação, é possível aplicar a tradução para o português. Em poucos segundos, o instalador faz o download necessário e já instala o programa em português.

Na tela "Configuração", pode-se adicionar uma exceção para o µTorrent no Firewall do Windows e também fazer com que o cliente seja inicializado juntamente com o sistema operacional. Marque as opções que deseja.


A instalação do µTorrent oferece uma barra para o navegador, mas ela não é obrigatória. Caso você não deseje instalá-la, desmarque a última caixa e prossiga normalmente.

Primeiros passos

Uma boa dica para começar a usar o µTorrent é acessar a Guia de Configuração. Use o atalho Ctrl + G, ou então use o caminho Opções > Guia de Configuração. Esse assistente testa a rede e configura o µTorrent para extrair o máximo do programa.

O teste de banda verifica e define os limites da sua conexão. Como nenhum dos locais listados é próximo ao Brasil, a dica é utilizar um serviço de teste de velocidade de upload próximo e então definir a velocidade de upload.

O teste de rede serve para os usuários que utilizam roteador. Ele verifica as configurações e destaca qualquer problema. Aqui é possível definir uma porta específica para o µTorrent ou então determinar que o cliente utilize uma aleatória.

Como baixar

Você pode começar a baixar o conteúdo de um torrent de várias maneiras. A primeira é pelo caminho File > Add Torrent. Basta então procurar o arquivo de extensão .TORRENT em seu computador para adicioná-lo na lista. Outra forma é clicar duas vezes sobre o arquivo (o programa irá abri-lo automaticamente caso esteja definido como padrão).

Em seguida, basta escolher o local em que o conteúdo será salvo. Nessa mesma janela você também verá todos os arquivos que estão incluídos no torrent. Assim, é possível marcar e desmarcar o que você quer e o que não quer baixar do “pacote”. Depois disso, é só clicar em "Ok".

Acompanhe o download

Você poderá acompanhar como está o processo de download através das abas da parte de baixo do µTorrent. Primeiro de tudo você deverá clicar no arquivo que você quer acompanhar. A primeira aba, "Arquivos", mostra todos os arquivos que estão incluídos no pacote, quais já foram baixados e quais faltam ser baixados.

Já em "Info", são mostrados dados gerais como o tempo gasto, o restante e quanto foi baixado, além das velocidades de download e do upload.
Na aba "Peers", você pode visualizar quem está baixando conteúdo de você. Em "Avaliações" é possível comentar sobre o conteúdo baixado e também ler opiniões de outros usuários, caso tenha. "Velocidade" traz um relatório de velocidade de download e upload em detalhes.

Você pode controlar todos os downloads que forem adicionados no µTorrent através dos botões no topo da tela. Assim, é possível pausar, começar ou parar um download, por exemplo.

Configurações avançadas

No menu Opções > Ferramentas, é possível configurar o programa. Algo que ajuda muito é a Criptografia de Protocolo, que serve para driblar o traffic shaping, prática comum dos provedores de acesso à internet para limitar o tamanho da banda para os protocolos que mais usam a rede - caso do P2P utilizado por programas torrent.

Para habilitar a Criptografia de Protocolo, vá em “BitTorrent”. No menu ao lado de “Saída”, selecione a opção “Ativado”.
Habilite a Criptografia de Protocolo.

Já com a configuração "Controle de Banda", você pode limitar as taxas de upload e de download. Essa boa distribuição é fundamental para não sacrificar sua conexão e direcioná-la com melhor eficiência para baixar e enviar arquivos.
Além de acessar as configurações, é possível fazer pequenos ajustes com o botão direito sobre um download em progresso. A opção “Alocação de Banda” é ótima para quem baixa vários torrents ao mesmo tempo.

Ela direciona mais ou menos banda para um download específico, conforme o que você achar melhor. E o mesmo menu também permite definir um limite específico de velocidade para download e upload.

Finalmente, assista esse tutorial de como deixar o uTorrent mais rápido.



Créditos: TechMundo /  Baixaki / MrHenricot

Um comentário: