Vivi hoje uma experiência que confirmou uma suspeita.
Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú para fazer um pagamento e, quando
vi o tamanho da fila, pensei: 'Vou ficar horas aqui dentro'.
Foi quando me lembrei da LEI que entrou em vigor na capital paulista (e no
BRASILl ), que regula o tempo máximo de espera em fila bancária.
São 15 (quinze) minutos em dias normais, 30 (trinta) minutos para quinto dia
útil do mês, 30 (trinta) minutos no dia 10 ou no primeiro dia util seguinte
e 30 (trinta) minutos no primeiro dia útil seguinte ao de feriado
prolongado, seja nas sexta ou na segunda-feira.
Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na
fila, pois se o tempo excedesse eu encaminharia o papelucho para a
prefeitura multar o banco.
Entrei na fila, e notei que de repente aquele apito que sinaliza caixa
desocupado, começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi diminuindo
rapidamente.
Quando cheguei ao caixa, ele solicitou a senha para autenticar, e eu fiquei
intrigada.
No meio de tantos clientes, como ele sabia que a senha estava comigo ????
Examinei, então, os dois horários, entrada e saída e constatei...
Foram 14 (catorze) minutos de fila !!
Ótimo!!! Eu esperava ficar mais de uma hora...
Percebi que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o
atendimento fluiu rapidamente.
Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa.
Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha.
Ele, fazendo cara de **, perguntou: 'Que senha? Não tem senha. Entre na
fila.'
Eu insisti.
Ele disse que não sabia de senha alguma...
Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: 'Se
necessitar senha, solicite ao caixa'.
Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de ** e disse: - 'Que senha?'
Parece que os funcionários já estão treinados a NÃO fornecer a senha.
Então eu exigi: 'A senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei...'
O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu entrei na fila.
No início continuou lenta, quase não andava.
De repente, o mesmo fenômeno, começou a apitar que não parava mais, e a fila
foi rapidamente diminuindo.
Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa, ele pediu a senha pra
autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora que
circulava por trás dos caixas, com cara de gerentona, e em resposta à
pergunta dela de...'E aí? Tudo bem?'
O caixa respondeu. 'BELEZA'.
Matei a charada! 'BELEZA' foi a constatação que o caixa fez.
Fui atendida em 11 (onze) minutos.
E a gerentona, então, deu um sinal que eu entendi que seria para alguns dos
caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao
público.
MORAL DA HISTÓRIA -
Existe sim um número de funcionários nos bancos, suficiente para atender
dignamente o público, porém, eles são desviados para outras funções mais
lucrativas,
tais como: - vender seguro por telefone, enquanto os idiotas dos clientes
ficam na fila por horas.
Eu não fico mais...
Cada vez que entrar em um banco, seja na capital ou em qualquer outro
município eu peço a senha com o horário.
Vamos lutar por esse direito obtido...
Não sejamos bobos... É só a gente divulgar e insistir para a lei pegar. '
AFINAL ELES NÃO NOS POUPAM DE NENHUM JURINHO, NÃO É MESMO ??
Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú para fazer um pagamento e, quando
vi o tamanho da fila, pensei: 'Vou ficar horas aqui dentro'.
Foi quando me lembrei da LEI que entrou em vigor na capital paulista (e no
BRASILl ), que regula o tempo máximo de espera em fila bancária.
São 15 (quinze) minutos em dias normais, 30 (trinta) minutos para quinto dia
útil do mês, 30 (trinta) minutos no dia 10 ou no primeiro dia util seguinte
e 30 (trinta) minutos no primeiro dia útil seguinte ao de feriado
prolongado, seja nas sexta ou na segunda-feira.
Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na
fila, pois se o tempo excedesse eu encaminharia o papelucho para a
prefeitura multar o banco.
Entrei na fila, e notei que de repente aquele apito que sinaliza caixa
desocupado, começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi diminuindo
rapidamente.
Quando cheguei ao caixa, ele solicitou a senha para autenticar, e eu fiquei
intrigada.
No meio de tantos clientes, como ele sabia que a senha estava comigo ????
Examinei, então, os dois horários, entrada e saída e constatei...
Foram 14 (catorze) minutos de fila !!
Ótimo!!! Eu esperava ficar mais de uma hora...
Percebi que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o
atendimento fluiu rapidamente.
Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa.
Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha.
Ele, fazendo cara de **, perguntou: 'Que senha? Não tem senha. Entre na
fila.'
Eu insisti.
Ele disse que não sabia de senha alguma...
Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: 'Se
necessitar senha, solicite ao caixa'.
Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de ** e disse: - 'Que senha?'
Parece que os funcionários já estão treinados a NÃO fornecer a senha.
Então eu exigi: 'A senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei...'
O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu entrei na fila.
No início continuou lenta, quase não andava.
De repente, o mesmo fenômeno, começou a apitar que não parava mais, e a fila
foi rapidamente diminuindo.
Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa, ele pediu a senha pra
autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora que
circulava por trás dos caixas, com cara de gerentona, e em resposta à
pergunta dela de...'E aí? Tudo bem?'
O caixa respondeu. 'BELEZA'.
Matei a charada! 'BELEZA' foi a constatação que o caixa fez.
Fui atendida em 11 (onze) minutos.
E a gerentona, então, deu um sinal que eu entendi que seria para alguns dos
caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao
público.
MORAL DA HISTÓRIA -
Existe sim um número de funcionários nos bancos, suficiente para atender
dignamente o público, porém, eles são desviados para outras funções mais
lucrativas,
tais como: - vender seguro por telefone, enquanto os idiotas dos clientes
ficam na fila por horas.
Eu não fico mais...
Cada vez que entrar em um banco, seja na capital ou em qualquer outro
município eu peço a senha com o horário.
Vamos lutar por esse direito obtido...
Não sejamos bobos... É só a gente divulgar e insistir para a lei pegar. '
AFINAL ELES NÃO NOS POUPAM DE NENHUM JURINHO, NÃO É MESMO ??
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